Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Configure Corretamente sua Placa de Video no linux!

















Uma das coisas mais importantes para todo usuário linux, é ter sua placa de vídeo corretamente configurada, pois caso contrario, ele não se beneficiara de todo desempenho gráfico da mesma, alem de não possuir os efeitos gráficos do sistema ativo, oque pode ocasionar travamentos e perda de desempenho. Tendo em vista esses problemas irei mostrar para vocês como configurar a sua placa de vídeo corretamente no Ubuntu 12.04/12.10/13.04, seja a placa NVIDIA/INTEL/ATI-AMD-GRAPHICS.






 NVIDIA




O Ubuntu e seus derivados geralmente trazem por norma uma versão mais antiga, mas testada, dos drivers proprietários da Nvidia, e quase sempre open-source que possui desempenho inferior. Por isso você ira ter no seu sistema a ultima versão proprietária, que esteja categorizada como estável, nesse caso a versão  304, embora já esteja disponível a 313 ela ainda é update e por isso fica de fora, porém nas atualizações do sistema ela acaba com o tempo sendo instalada.


Basta abrir o terminal (ctrl+alt+t) e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-current nvidia-settings

No final da instalação e antes de reiniciarem o sistema é recomendado que removam o repositório adicionado, usando os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository --remove ppa:xorg-edgers/ppa
sudo apt-get update
sudo reboot

Feito esses passos, você estará dono de um sistema com a placa gráfica devidamente instalada e configurada, podendo desfrutar de games e aplicativos que necessitem de poderio gráfico alem de poder ativar os efeitos do seu Ubuntu.


ATI/AMD-GRAPHICS




Embora muitos reclamem e crucifiquem as placas da AMD. Eu não tenho problemas com a minha HD6850 suporte muito bom tanto pra windows quanto para linux você pode baixar os drivers direto do site do AMD clique aqui .Depois clique com o direito do mouse e de permissão para executar o arquivo .run como software, de duplo clique e execute o arquivo com o terminal e aguarde o término da instalação!

Outra forma de instalar os driver é via terminal (crtl+alt+T):

sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install fglrx-installer


No final da instalação e antes de reiniciarem o sistema é recomendado que removam o repositório adicionado, usando os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository --remove ppa:xorg-edgers/ppa
sudo apt-get update
sudo reboot


OBSERVAÇÂO: Em alguns casos o terminal retorna que é Impossível encontrar o pacote fglrx-installer. Isso se deve a problemas com o servidor do repositório no caso do driver ATI/AMD. Mais então é só baixar a ultima versão do Driver nesse link, caso você não saiba como instalar ele, pelo terminal, então desconsidere esse link e siga os passos abaixo, eles foram testados e funcionam bem, ao menos muitas pessoas o usam eu tive a oportunidade de testa-lo com a vga de um amigo, que peguei emprestada, para teste uma ATI 5450.



Para instalar manualmente o driver:

Primeiro você terá que remover o seu driver atual, para depois instalar o novo, para isso faça o seguinte:

sudo sh /usr/share/ati/fglrx-uninstall.sh
sudo apt-get remove --purge fglrx fglrx_* fglrx-amdcccle* fglrx-dev* xorg-driver-fglrx

Ou então:

cd /usr/share/ati
sudo sh ./fglrx-uninstall.sh

O segundo passo é instalar dependências, veja como:

sudo apt-get install cdbs fakeroot build-essential dh-make debconf execstack dh-modaliases
sudo apt-get install debhelper dkms libqtgui4 libstdc++6 libelfg0 unzip
Se estiver usando um sistema de  64 bits então instale:

sudo apt-get install ia32-libs-multiarch i386 lib32gcc1 ia32-libs libc6-i386 ia32-libs

Agora vamos instalar a versão 13.3 do novo driver AMD:

mkdir -p ~/amd-driver && cd amd-driver
wget -c http://goo.gl/gKM8v -O amd-catalyst-13.3-linux-x86_64.zip
unzip -oq amd-catalyst-13.3-linux-x86_64.zip

Vamos agora gerar o pacote .deb da seguinte forma:

sudo sh amd-driver-inst*.run --buildpkg `lsb_release -is`/`lsb_release -cs`

Por fim, vamos a instalação do driver:

sudo dpkg -i *.deb
sudo aticonfig --initial
sudo reboot

O comando reboot serve para reiniciar o sistema, Feito esses passos, você estará dono de um sistema com a placa gráfica devidamente instalada e configurada, podendo desfrutar de games e aplicativos que necessitem de poderio gráfico alem de poder ativar os efeitos do seu Ubuntu.

INTEL GRAPHICS, popular por vir integradas nos core i3, i5 e i7 da vida (não funciona no ubuntu 13.04 por enquanto)







Se você comprou recentemente um computador com processador Intel é normal que ele possua placa de vídeo integrada (a não ser que o mesmo venha com uma placa dedicada Nvidia ou ATI/AMD) da mesma marca, e por isso é necessário configura-la para o uso adequado. Com a chegada do instalador gráfico dos drivers Intel para Linux, ficou muito mais fácil ter os mais recentes drivers gráficos da empresa nessa plataforma. Ou seja basta seguir esses passos e você também poderá desfrutar da sua placa gráfica devidamente configurada assim como os casos acima que expliquei (Nvidia e AMD/ATI rs).

1° Passo, acesse o site que possui os drivers aqui, e baixe o pacote compatível com seu ubuntu, seja 32 bits ou 64 bits. (para o ubuntu 13.04 use os pacotes do 12.10, funciona normal).

2° Quando terminar o download, dê um clique duplo no arquivo baixado.

3° Na tela que aparece (central de programas), escolha a opção de instalação. Caso seja pedido, digite a senha e confirme para autorizar a instalação.

4° Se o sistema exibir uma mensagem de alerta sobre o pacote, clique no botão “Ignorar e instalar” para continuar.

5° No Ubuntu, clique no Dash e digite “ Intel linux” para encontrar o programa, depois clique na opção “Intel Linux Graphics Drivers“ para executá-lo.

6° Na tela que aparece, clique no botão “Next”.

7° Na próxima tela se tudo estiver certo, clique no botão “Install”.

8° Será pedida a senha para autorizar a instalação, digite-a  e depois clique no botão ”Autenticar”.

9° Aguarde o processo de instalação, em alguns momento ele pedirá novamente a senha, apenas digite-a  e depois clique no botão ”Autenticar”.

10° No final do processo será pedido para reiniciar, confirme e quando aparecer a tela de desligamento do sistema, confirme novamente.

OBSERVAÇÃO: No meu Notebook Lenovo G550 que possui placa gráfica da Intel esse procedimento baixou e instalou os drivers, contudo, o sistema não reconhecia a placa de vídeo aparecia uma mensagem de chip gráfico desconhecido, dei uma googlada e consegui resolver o problema instalando o "mesa-utils".

Abra o Terminal e digite:

sudo apt-get install mesa-utils

Fonte:http://www.livreuniverso.com.br/2013/04/passos-para-voce-configurar-sua-placa.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário